Considerações de design em embalagens termoformadas

Considerações de design em embalagens termoformadas

Considerações de design

O primeiro passo para projetar um pacote é determinar sua função e papel no processo de marketing. Mas existem outros fatores, como a necessidade de integração com um determinado processo de fabricação, que também devem ser considerados. Quanto mais informações forem fornecidas aummáquina de termoformagem,mais precisas serão a recomendação de projeto e a estimativa de custo.

Seleção de materiais
Uma grande variedade de termoplásticos e
Polímeros especiais estão disponíveis para atender às necessidades específicas da aplicação. Alguns dos mais populares incluem:
• Cloreto de polivinila (PVC)
• Polietileno tereftalato (PET)
• Tereftalato de polietilenoglicol (PETG)
• Polipropileno (PP)
• Poliestireno de alto impacto (HIPS)
• Polietileno de alta densidade (HDPE)

A seleção de materiais é afetada por várias variáveis, incluindo clareza (transparente ou opaca), resistência ao impacto, técnicas de vedação, temperaturas operacionais e ambientais, exposição a contaminantes, restrições orçamentárias e uso final. O envio também é uma consideração. Um material especialmente durável pode ser necessário se houver previsão de manuseio brusco ou temperaturas extremas durante o transporte. Se o pacote for enviado vazio, recursos especiais, como alças de desempilhamento, podem ser incluídos no design para facilitar o manuseio e o carregamento.

Começando
Para a discussão inicial com uma máquina de termoformagem, é útil ter um projeto ou diagrama esquemático do produto e do design da embalagem. A máquina de termoformagem analisará o projeto para ver se ele atende aos requisitos do projeto e pode ser produzido com eficiência. Se não puder, o projeto deve ser modificado com a ajuda da máquina de termoformagem.
Se não existir um projeto, a máquina de termoformagem pode trabalhar com o próprio produto ou seus componentes, mas vários modelos ou protótipos podem precisar ser desenvolvidos até que o projeto correto seja estabelecido. Isso geralmente envolve um custo extra e pode prolongar o tempo de espera necessário para desenvolver um pacote.
Parte da análise da eficiência de custo de um projeto de embalagem é determinar que tipo de ferramenta será usada para o(s) molde(s). Moldes individuais podem ser usinados por meio de um sistema CAD/CAM ou um padrão pode ser feito com várias peças fundidas. A usinagem geralmente produz um melhor acabamento superficial na embalagem, mas é mais adequada para projetos repetitivos e angulares. Várias peças fundidas são recomendadas para projetos de embalagens complicadas e normalmente são mais baratas a longo prazo.
Selecionando um projeto de molde. Nos estágios iniciais do projeto, é necessário decidir se deve usar moldes macho ou fêmea. Normalmente, os moldes machos - nos quais o material é moldado sobre a forma são usados para execuções de produção de menor quantidade porque o custo inicial do molde e o tempo de configuração são cerca de metade do de um molde fêmea. A desvantagem é que os moldes machos requerem mais espaço entre as cavidades do molde do que os moldes fêmeas, o que significa que mais material é usado por execução, resultando em aumento de custos em execuções de alto volume.
Com moldes fêmeas, o material é formado nas cavidades. Os moldes fêmeas são preferidos para peças particularmente profundas porque reduzem os problemas associados à selagem a quente. Os moldes fêmeas também são mais econômicos para execuções de alto volume porque requerem menos espaço entre as cavidades e, portanto, menos material é necessário.